O compositor, instrumentista e escritor Joélio Santos particpa de 25 a 30 deste mês, em Goiânia (GO), do 8º ENCUN (Encontro Nacional de Compositores Universitários). Educador da Cidade do saber e colunista site do Camaçari Agora, Joélio Santos mostra “A fantasia que Xangô sonhou”. A composição tem influências extraídas dos blocos, ritmos e instrumentos afro-baianos tais como o alujá. O trabalho será apresentado pelos músicos Ricardo de Melo e Denner Oliveira (percussão), e Carla Gullo (piano).
Joélio Santos, que desenvolve pesquisa no mestrado em composição musical da UFBA, lembra que “mesmo o município não tendo nenhuma relação com a música erudita tradicional ou contemporânea, é muito importante ter uma personalidade local” representando a Bahia. Joélio Santos foi um dos vencedores do prêmio FUNARTE/, categoria orquestra, do júri da 18ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em 2009, no Rio de Janeiro.
Em 2008, foi contemplado no edital de circulação em mídia digital, pela FUNCEB, com a gravação da obra “Árvore que Chora, ou imagens que não vivi”, concerto para sax barítono em Eb e orquestra. No mesmo ano recebeu Menção Honrosa no 2º Concurso de Composição Ernst Widmer, com a obra “Cirandeiriação com Jaco”, para Duo de Piano e Violão. (Fonte: Camaçari agora.)